aaaOs três grandes momentos de iniciação do caminhar na RCC, sem dúvida, são: Seminário de Vida no Espírito Santo, Experiência de Oração e Aprofundamento de Dons e Carismas. A partir deles os irmãos poderão ter a experiência de Deus tão necessária para sua conversão. Nesses encontros são abordados temas que são vitais para ele se situe em sua nova condição de cidadão do céu.
As crianças não poderiam ficar fora desses tão importantes momentos. Por isso elaboramos atividades onde as crianças poderão estar tendo a mesma experiência dos adultos, porém de uma forma especial, própria de sua infância, cheia de alegria, mas sem perder o centro que é a oração que a leva ao encontro pessoal com Deus.
Os encontros poderão ser feitos em paralelo com os dos adultos, ou em momentos diferentes, dependendo da disponibilidade da equipe. O local deve ser amplo, para que possa haver o mínimo de liberdade para nossas crianças. Caso contrário, algumas atividades poderão ser adaptadas para melhor aproveitar o espaço. A equipe de monitores deve ser selecionada de acordo com suas experiências vividas. “Não se pode dar aquilo que não tem!” Aquele que trabalha com as crianças deverá ser alguém que já teve a experiência forte com a Santíssima Trindade, pois as crianças percebem quando alguém “fala da boca para fora”. Deve-se haver o mínimo de segurança naquilo está sendo passado para os pequeninos.
A Experiência de Oração
A dinâmica das Experiências de Oração no Espírito Santo se baseia numa grande liberdade, ou seja, inteira docilidade a ação do Espírito santo. Há necessidade de um mínimo de organização para que tudo possa se realizar na paz e na ordem, segundo a inspiração do Espírito Santo.
A característica da experiência é o fato de não ser um curso, mas sim um período de oração, inteiramente dedicado ao Espírito, buscando uma submissão total à ação do Espírito Santo em nós.
A equipe organizadora deve sempre colocar o participante dentro desta realidade, que vai se fazer : oração. Portanto, aquele que vai à Experiência deverá saber que vai primeiramente orar, e em segundo lugar orar; deve ser pessoa bem conscientizada, que deseje realmente ter um encontro pessoal com Deus. Tudo é oração, tudo se passa em espírito de oração, individual ou coletivamente. Embora não seja um curso de conversão, nem um ensino teológico, evidentemente as chamadas palestras contêm uma doutrina que além da inteligência, deve penetrar no coração.
As crianças, de acordo com suas necessidades especiais, terão as mesmas pregações dos adultos. Cada tema será abordado de forma lúdica, para que ela faça uma experiência concreta deste Deus que se faz presente. Ao final de cada atividade sempre será feita uma oração. Nenhuma atividade feita com as crianças tem um fim em si mesmo, ela deve sempre levar a oração. A criança deverá ter a consciência de que não está tão somente brincando, mas está vivenciando o Céu!